{ "vars": { "account": "UA-4171964-14 }, "triggers": { "trackPageview": { "on": "visible", "request": "pageview" }, "trackEvent": { "selector": "#event-test", "on": "click", "request": "event", "vars": { "eventCategory": "ui-components", "eventAction": "click" } } } }

Lente estendendo e retraindo

Video: Fujifilm FinePix SL1000 vídeo de teste de zoom 50x

Um pequeno vídeo mostrando a performance do zoom da Fujifilm FinePix SL1000

Vamos começar!

A principal atração desta câmera (e não o único), é o zoom de 50x de tirar o fôlego.

Tendo este tipo de zoom com uma câmera que tenha uma lente fixa é surpreendente, uma vez que você não precisa levar um saco cheio de lentes e ficar toda hora trocando, dependendo de suas necessidades. Ao mesmo tempo, você pode tirar fotos maravilhosas com o modo super macro, a uma distância de apenas 1 centímetro! E tudo isso com apenas uma lente.

Na verdade, existem duas opções para o zoom, um à direita e outro à esquerda. Você pode selecionar a velocidade de zoom sobre o interruptor da esquerda para atender às suas necessidades (zoom mais lento ou mais rápido) ou programá-lo de modo a diminuir automaticamente.

Além do zoom ótico de 50x você tem a opção de ativar o zoom digital, e alcançar o inacreditável zoom de 100x, porém, o zoom digital não é tão bom quanto o ótico e também zoom em 100x a estabilização da imagem é bastante complicado, exigindo um tripé para obter melhores resultados.

Uma viagem à lua

Esta foto foi disparada no modo Noite, surpreendentemente sem um tripé, com zoom de 50x.

Alguns exemplos de fotos

Filtros criativos = diversão Extra!

A câmera vem com alguns filtros bastante criativos para dar as suas fotos aquele olhar especial e ajudá-lo a criar fotos únicas. Embora estes filtros possam ser facilmente encontrados em vários softwares de edição de fotos, é conveniente ter o processo feito pela própria câmera.

Você pode adicionar um efeito embaçado na parte superior e inferior da imagem, o que combinado com o aumento do contraste e saturação cria o efeito diorama. Este efeito não funciona muito bem toda vez, por isso que você tem que experimentar com diferentes cenas para tirar o máximo proveito dela.

Por outro lado, o efeito de câmera de brinquedo é muito mais fácil de conseguir e trabalha o tempo todo, colocando uma sombra ao redor da borda de sua foto, dando-lhe uma aparência nostálgica.

Você também pode se divertir brincando com opções de cores, seletivamente escolher uma cor e transformar o resto da foto em branco e preto com o filtro de cor parcial. Você pode optar por manter o vermelho, roxo, laranja, verde, azul ou amarelo e a câmera deixa automaticamente todas as outras cores em tons de preto e branco.

Quer dar a sua foto um olhar fascinante? Experimente o efeito de tela cruz, que acrescenta pequenas estrelas em partes da imagem onde a luz reflete, e funciona melhor para cenas que possuem um fundo mais escuro com objetos iluminados em primeiro plano.

Para a criação de cores vivas com vibração e alta saturação tem o efeito de cor pop, que às vezes se a cena é mal (ou muito) iluminada pode adicionar um pouco de ruído. Mais uma vez, experimentar para alcançar melhores resultados.

O filtro chave alta realça o brilho e reduz o contraste e o efeito de foco suave cria ligeiramente efeito borrado.

Movimento Panoramico

A Fujifilm FinePix SL 1000 tem um modo extremamente simples de usar e bastante eficiente para criar panoramas de até 360 graus, apenas girando a câmera para uma direção. Não há mais pós-edição para agrupar as imagens. Basta selecionar o escopo/ângulo do panorama (120, 180, 360 graus), a direção do movimento (esquerda, direita, para cima ou para baixo) e assim que você clica no botão, começa a registrar o panorama deslocando o câmera para a direção (e velocidade) indicado pelas instruções na tela. Ele não pode ser mais simples do que isso!

Tela LCD vs EVF

A câmera tem uma tela lcd de cristal de 3 polegadas, com 920k pontos, e representa uma imagem quase idêntica a foto tirada, então o que você vê, é o que você recebe na tela. A tela inclina-se convenientemente para cima e para baixo, permitindo tirar fotos de lugares altos ou baixos, sem a necessidade de mover a cabeça.

Além da tela de LCD, há um visor eletrônico (EVF), quando a luz faz com que seja difícil ver a tela. Você pode alternar manualmente entre as duas ou optar para a câmera automaticamente mudar para o EVF através de um sensor ao lado do visor, sempre que o seu olho se aproxima. Porém, o sensor não é algum tipo de sensor biométrico (ou qualquer outro semelhante) que pode realmente detectar o seu olho (íris), é apenas um fotosensor atrás de um vidro que detecta a queda na intensidade da luz quando seu rosto fica próximo a ele. Então, você pode ter alguns falsos disparos por suas mãos ou roupa. Mude para a tela de lcd permanentemente por essa razão, e se acontecer de não ser possível vê-lo claramente, mudar manualmente para o EVF.

Você pode ajustar manualmente o foco do visor através de um botão localizado na sua esquerda, para atender às suas necessidades de visão.

Controles manuais: Assuma o controle total de seus disparos!

Há uma abundância de controles manuais com esta câmera, de abertura para a velocidade do obturador, dando-lhe infinitas opções para experimentar e "começar", uma vez que você sai do modo Auto SR, que seleciona tudo automaticamente, embora em modo automático a câmera raramente produz uma foto ruim, efetivamente escolhe as configurações corretas para cada cena e as condições de luz.

Mas é bom ser capaz de ter pleno controle sobre sua câmera, uma vez que você domina o básico, por esta razão, existe a opção de gravar em modo bruto em vez de JPEG (ou ambos ao mesmo tempo).

Fotos cruas são imagens exatas captadas pela lente, sem qualquer edição ou compressão pela câmara, deixando controle total do que fazer a seguir com a imagem. No pacote de software não há especificamente um programa para fazer este trabalho, no caso editar as fotos cruas.

Mãos trêmulas = fotos tremidas? Agora é coisa do passado.

A estabilização de imagem é excelente. Se você toma muito café e o fator tempo que, certamente, afeta a todos nós, faz com que as nossas mãos fiquem um pouco instáveis.

As fotos da SL 1000 são nítidas e claras, uma vez que a câmera "bloqueia" a uma visão estável quando você apertar o botão do obturador, evitando a criação de uma imagem borrada que é inutilizável.

Este não é o caso, porém quando se fotografa no modo noturno, onde um tripé as vezes se torna necessário, uma vez que o obturador permanece aberto por muito mais tempo (mais tempo de exposição), a imagem estará destinada a ficar desfocada se a câmera tremer.

Poeira magnética

Assim como todas as câmeras, ela atrai poeira com muita facilidade e rapidez. Especialmente a borracha ao redor da lente parece "suja" depois de um tempo, por isso sempre tenha um pano em mãos. Lembrando que você nunca deve limpá-la com um pano molhado, apenas com um seco.

Sempre coloque a tampa da lente novamente após o uso e mantenha a sua câmera em segurança dentro de um saco/case resistente. Uma vez que esta é uma câmera potente (de uma forma geral, perto de uma DSLR). Você pode comprar uma case da DSLR para transportá-la e mantê-la segura.

Belo pôr do sol usando o efeito de cor Pop

Brincar com as configurações e filtros pode lhe dar algumas fotos bastante surpreendentes.

Nem tudo são flores!

O calcanhar de Aquiles desta câmera é, certamente, a vida da bateria. Quando você aumenta o zoom um pouco e também faz algumas imagens de vídeo, você acaba com uma bateria quase vazia, muito mais cedo do que o esperado. Isso pode ser bom se você está apenas tirando fotos (fazer uma pausa, substitua a bateria por uma de reposição e você está de volta em ação), mas se você está filmando algo especial vai arruinar o seu material por cortá-lo prematuramente.

Regra de ouro: se você está filmando algo, lembre de fazê-lo com a bateria cheia, e isso significa 100% completo. Também certifique-se que você tem baterias extras para que você não tenha que esperar a bateria carregar para voltar em ação.

Video: Vídeo da câmara Fujifilm FinePix SL1000

Esse é um vídeo publicitário oficial da câmera Fujifilm FinePix SL1000

Veredito final

O zoom ótico gigantesco de 50x, o preço razoável e a abundância de recursos que a Finepix SL1000 tem, faz com que seja uma excelente opção para amadores e profissionais. Fácil de usar e com vários controles manuais, vai satisfazer até o mais exigente entre os fotógrafos.

Mais artigos sobre Equipamentos Eletrônicos