Parte 1 - Fazendo o Básico

Neste artigo, você vai aprender passo a passo como aperfeiçoar, literalmente, sua barra de favoritos do Internet Explorer.

Vamos te mostrar como adicionar facilmente, apagar e renomear os atalhos do Internet Explorer, assim como alguns truques impressionantes que vão além da navegação web normal.

Vamos até guiá-lo passo a passo como criar um arquivo "shutdown" para desligar o seu PC, em seguida, adicioná-lo a barra de favoritos do seu Internet Explorer e vamos finalizá-lo com um ícone personalizado...

Primeiro verifique se a barra de Favoritos do seu navegador de Internet está sendo mostrado como na imagem abaixo.

Caso não esteja, você pode encontrá-la clicando com o botão direito no espaço vazio (como mostrado na imagem acima), isso no IE 8 ou mais recente, ou a partir da barra de menu, depois em "Exibir", "Barras de Ferramentas" e depois "Barra de Favoritos". Geralmente está ativado por padrão, e vai aparecer também "Sites Sugeridos" e "Obtenha mais complementos" na extrema esquerda.

Para colocar uma página web em "Favoritos" na barra de atalhos, basta arrastar o favicon para a barra, como mostrado abaixo.

Uma vez salvo na barra de favoritos, você pode (deve) renomeá-lo para qualquer coisa que você queira. Normalmente se usa nomes curtos, para que possa caber uma grande quantidade de atalhos na barra de favoritos.

Depois de ter salvo o favorito e renomeado, você pode até mesmo alterar o ícone...

Por padrão, você não tem muitas opções para ícones.

DICA - Crie uma pasta de atalho no desktop. Botão direito do mouse para criar o atalho (um atalho para "Meus Documentos", por exemplo), selecione "Propriedades" e, em seguida, "Alterar ícone". Copie e cole o caminho da pasta com as opções para o seu ícone na Barra de Favoritos. Cole o caminho e aperte "Enter".

Por padrão, o caminho deve ser como este "C:\Windows\system32\imageres.dll", nas imagens abaixo fica mais fácil para você entender.

Uma vez que você aperte enter, você verá muitos mais ícones, como mostrado abaixo.

Parte 2 - Coisas divertidas

Agora vem a parte legal. Você pode adicionar mais do que apenas a URL dos sites na barra de Favoritos do seu navegador IE.

Vamos usar o comando executar do Windows, por exemplo: "Appwiz.cple", "taskmgr" e "services.msc".

Podemos escrever estes simples comandos em um arquivo de texto, e a guardá-los como um arquivo.bat.

Criar um arquivo.bat do Windows é super fácil, veja como:

  1. Crie um novo documento de texto clicando com o botão direito de seu mouse no desktop e selecione "Novo" "Documento de texto". Nomeá-lo para qualquer coisa que você queira (mas algo que faça sentido), como appwiz.bat.
  2. Abra o arquivo e digite o novo comando de execução do Windows que você acabou de aprender, que neste exemplo é o "appwiz.cpl" (sem as aspas, exatamente o que você iria digitar na barra de execução do Windows).
  3. Vai em "Arquivo" "Salvar como", salve o arquivo como "appwiz.bat" (sem as aspas), e IMPORTANTE, selecione "Todos os arquivos" em "Salvar como tipo". Se feito corretamente, o seu arquivo.bat terá um ícone de "engrenagens" (como mostrado abaixo).

Agora no exemplo final, vamos criar um arquivo para desligamento do Windows, em seguida, adicioná-lo a barra de Favoritos do Internet Explorer, e terminá-lo com um ícone personalizado.

  1. Faça um novo arquivo de texto chamado shutdown.txt
  2. Abra-o e digite "shutdown /s /t 20"
  3. Salvar o arquivo como shutdown.bat (não se esqueça de selecionar "todos os arquivos" em salvar como tipo)
  4. Criar um atalho do arquivo.bat --- (botão direito, "enviar para", "desktop - criar atalho")
  5. Arraste o atalho para a barra de favoritos do IE
  6. Botão direito do mouse no atalho e selecione "Propriedades"
  7. Alterar o ícone, usando o caminho já mostrado - C:\Windows\system32\imageres.dll
  8. Uma vez feito isso, você pode testar clicando no atalho, o seu Windows será reiniciado em 20 segundos.
  9. Confira a imagem abaixo para referência. É isso aí!

Você pode testar vários comandos de execução do Windows e arquivos.bat subseqüentes, a maioria deles funciona.

DICA - Se um atalho não funcionar, a pasta Windows por exemplo, você sempre pode apagar o arquivo da pasta "Favoritos" diretamente aqui:

C:\Users\"Seu Nome de Usuário"\Favoritos\Barra de Favoritos", ou no IE clicando com o botão direito em cima do atalho e selecionando "Excluir"

DICA - Se você se sentir desconfortável, crie primeiro um Sistema de Restauração do Windows, pois é sempre uma boa idéia ter um backup por segurança...

Mais artigos sobre Internet e Web